quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Dubai 360

O homem não tem mais o que inventar certo(?), e como sempre a gente se beneficia (nem sempre,rs) dessas invenções maravilhosas...

A mais nova empreitada ousada na arquitetura e design vai ser mais um arranha-céus em Moscou e Dubai. Ok, até ai nada demais, por que todo mundo sabe que esta cidade dos Emirados Árabes é famosa, justo por seus prédios imensos, de alto padrão arquitetônico e design arrojado.

Desta vez não vai ser diferente, mas vai ter um "q" a mais. Idealizado pelo arquiteto italiano David Fisher , a Dinamic Tower, vai ter o toque do dinamismo(como já diz o nome)! Ele teve essa idéia ao visitar uma cobertura em NY, onde podia ver a cidade a 360°. Então imaginou andares serão todos independentes girando a 360°. E voi a la, idéia em concepção! Serão andares presos por um eixo central, o que vai "segurar" a edificação, e onde será toda parte estrutural bem como os elevadores. Ele terá 80 andares e 420 metros de altura, sendo que a área média de cada apartamento ronda os 120 metros quadrados. Por seu lado, as vilas, com 1.200 metros quadrados, contam com um espaço adicional para o estacionamento de um automóvel. Os andares se movimentaram de acordo com o sol e será movido a luz solar(auto-sustentável, como quase tudo hoje em dia), ou seja vc vai poder ver o sol nascer e se por sem levantar da sua chaise super confortável!!! Claro, isso se vc tiver U$33 mil (ui!) p/ pagar o metro quadrado(!). Mas não se preocupe com tonteiras por que o andar leva 3 horas p/ dar uma volta completa. Este empreendimento está previsto para se habitado em 2010, e a obra vai estar em torno de $ 700 milhões (ui denovo).

Ah além de movido a energia solar o prédio será politicamente correto, ecológico e
independente em termos energéticos, conseguindo se auto-abastecer através de turbinas eólicas ajustadas entre cada andar, será o primeiro arranha-céus a ser totalmente construído a partir de peças pré-fabricadas, o que vai gerar uma economia de aproximadamente 20 por cento. Será contruido pelo "método Fisher",que exige menos trabalhadores no local, reduzindo assim os custos da obra.
"Cada andar do edifício pode ser construído em apenas sete dias" disse David na apresentação do projeto em NY.
....................................................................................................................................................................
Eu disse, os italianos são mesmo ótimos!...

Um comentário:

ॐ Namastê! ॐ disse...

Nossa parabéns pelo post, vc escreve bem!
Seu blog está muito interessante, gostei muito!
Parabéns!
Marco