domingo, 26 de outubro de 2008

Save money now!

Fim de mês chegando isso só quer dizer uma coisa: vou receber meu "suado" dinheirinho e no que vou gastar?!
Bem até eu ler uma matéria ontem, e me dar conta de q preciso poupar eu pensava assim. Mas não é verdade? A gente rala no nosso estágio, trabalho, freela querido e só pensa em gastar tudinho, afinal merecemos por aturar aquele chefe ou cliente que nem sempre são dos mais amigaveis. Vão engano.

Tenho uma amiga que segue a máxima de " assim que eu receber vou direto ao shopping e gastar meu último centavo". Eu também penso assim e garanto que mais da metade de nós aspirantes a fashionista pensamos. Por isso na tentativa de salvar nossos nomezinhos do fantasma do SPC, resolvi dar umas dicas sobre como poupar melhor, guardar e vivier feliz com uma quantia digamos limitada(?!)( predefinida soa melhor)de $$ durante o mês. (Se minha mãe ler esse post ela vai soltar gargalhadas de mim ...rs)
Então vamos lá.


FIRST STEP

1ro:. Assumir o controle.
Nós que trabalhamos por ele e o recebemos, então não há pessoa melhor que nós mesmos que saiba das nossas necessidades e desejos. O controle do que temos nas mãos só depende de nós mesmos. Pode-se controlar o $$ ou deixar que alguém o faça(no meu caso). Você pode recorrer a um gerente, a minha é minha mãe, ao receber dou tudo nas mãos dela, e peço que pague minhas contas e guarde uma parte, apesar de nunca sobrar no fim. Mas o ideal que a nós mesmos tenhamos controle de nossos gastos. E é bem fácil faze-lo.

ORÇAMENTO: é fácil, num papel coloque tudo que vc tem de pagar no mês, com o que vc gasta. Por exemplo:
Renner R$ 50,00 - 1/02
Cartão Master R$ 300,00 .
e nessa lista você coloca tudo, como contas a pagar e lazer (festas, cinema, almoços e etc.)

RISCOS: existem em todos os locais, trabalho, vida tudo.
Para está parte deve-se separar uma parte do $$ recebido e deixa-lo na reserva. Por que vai que a gente tem uma conta prazo(meu caso) e perde o emprego(deus me livre não é meu caso), temos um um fundo que podemos usar para quitar nossas continhas,rs.

RESERVAS EMERGÊNCIAIS: a gente nunca sabe o que pode acontecer neh? Vai que a gente fica doente? Ou precisa viajar djá p/ algum lugar? Ou a emergência na melhor das hipoteses pode ser alguma coisa linda na likida que só vai até o fim do mês e no próximo não vai ter mais,rs.

Depois de tudo na ponta do lápis vamos começar a acumular.
Dá muito bem p/ vivier de forma controlada e feliz, tenho uma amiga que ganha o mesmo que eu e consegue fazer mais coisas do que eu ,com a mesma quantia. Isso se chama controle, e a vergonha na cara bateu no meu ser para seguir o belo exemplo dela, rs.


2nd:. SEPARANDO
Se vc não é daquelas que gasta mais do que ganha vai ter sempre uma verbinha de sobra, agora se é. Vamos mudar esse pensamento djá.
Separe seu dinheiro de acordo com seu orçamento.
O ideal é que 40% dos seus ganhos atendam seu orçamento e 50 % seja o limite .
Guarde 30% - de prerência num local onde não possa ter acesso direto ao $$ uma poupança é uma boa pedida.
Separe 15% para beleza -afinal somos filhas de deus e merecemos nossos dias de beauté, cabelo, wax, nails, skin, tudo p/ gente fikar linda.
5% para riscos- como eu disse a gente nunca sabe se vai levar uma multa de trânsito, ou se a wax vai aumentar...
10%para reservas emergênciais- a tal viagem de emergência,rs
Esse é o básico e vc adequa as porcentagens de acordo com o que vc tem no contra-cheque.

Mas como nós consumidoras compulsivas sabemos muito bem que a vida não é assim, muitas vezes nem sobra parta os riscos e as reservas neh,rs. Então temos que remodelar tudo.
O mais importante de tudo é quitar e não fikar com dividas acumuladas. Depois de quitadas as dividas fika mais fácil iniciar um controle.
O que acontece com muitas de nós é que compramos sem pensar. " Ah essa blusa é linda!" Ela vai p/ armário e muitas vezes nem vê a luz do sol ou da boate, acaba indo p/ sacola de roupas para serem doadas.



DICAS:


-Gaste com coisas que realmente vão acrescentar. Por exemplo se gastar com um curso vai ajudar na vida profissional e acadêmica, gaste. Se fazer uma viagem vai trazer cultura, e conhecimento então gaste mesmo.
-Gaste de forma consciente. Antes de desembolsar, pare e se faça essa pergunta: O que eu vou ganhar ou vai me acrescentar se eu comprar(gastar) isso? Dependendo da resposta vc já vai saber se deve ou não comprar.
-Seja racional. Quando entrar numa loja e cair de quatro por aquele par de sapatos mara que custam uma fortuna... pare , respire fundo e vá dar uma volta. Longe da emoção e do produto é mais facil ser racional. Se for realmente lindo e caro, espere até o outro dia e volte ao local e veja se realmente precisa . Se sim compre, mas o faça ciente que está dentro do orçamento previsto.
-Sempre faça a pergunta : é necessidade ou desejo? Se tiver dúvida é desejo,rs. E se for desejo aguarde mais um pouco.
-Analise o orçamento, veja se cabe fazer alguma prestação sendo que vc jah tem outras p/ quitar.
-Outra coisa boa para ter controle de $$ é anotar tudo que se compra. Mas tudo memso, desde a balinha que vc comprou do ambulante dentro do ônibus, até o almoço com as zamigas e a bolsa na likida.
-Tire o cartão de crédito da sua vida. Uma otima coisa p/se endividar e gastar mais do q se deve é o maldito CRED CARD, eles sempre dão limites super altos e assim a gente não percebe a bola de neve. Pagamento a vista é sempre melhor além de muitas vezes ter desconto, mas se não tiver como tente usar somente em casos de valores muito altos e para comprinhas no bleu dame, rs


Se seguir vai dar tudo certo, pq como eu sempre digo, no fim sempre dá tudo certo.

4 comentários:

Tânia N. disse...

Amamos as dicas, super úteis!!!
Beijocas,

Pequena disse...

Ei, obrigada pela visita. Não uso maquiagem, só em ocasiões especiais. Acho lindo, mas tenho preguiça e meu tempo pra me arrumar é zeeeeeero.

Beijo, bem-vinda.

Anônimo disse...

Adorei as dicas! Nessa época de crise, é bastante importante aprender a lidar com nosso dinheiro.

Unknown disse...

Zamilgaa, olha q vc vai fazer virar moda essas minhas variações de "amiga"!! huahuahauhau
Aaaah, eu ri mto lendo esse post... Ainda mais vindo d vc, sua compulsiva irracional! =P
Eh o velho ditado... "Faça o q digo, mas não faça o q eu faço!" huahauhau!!
E por acaso eu fui citada no texto ou vc tem outra amiga super controlada na conta bancária??
Hahaha, ti amu amigaa!!
Obs: Não gosto d comentar em blogs, ms nesse post eu tinha q t zuar!! XD
Bjuuuuuuuuu